JURA EM PROSA E VERSO

SAÚDE - SAÚDE - SAÚDE - SAÚDE

 

INFECÇÃO RESPIRATÓRIA


 

 

Infecção respiratória

Uma atriz foi internada num hostital, com um quadro de Infecção respiratória.

 

 Glória Menezes: relembre sua trajetória na televisão brasileira

Tipos de infecção respiratória

radiografia do pulmao 0317 400x800

© thailoei92/Shutterstock radiografia do pulmao 0317 400x800

Infecção respiratória é um quadro que acomete as vias áreas altas, como nariz, garganta e ossos do rosto, ou baixas, no caso os pulmões. Geralmente, é causada por vírus, bactérias ou fungos e é mais comum no inverno.

O quadro pode ser fragmentado de acordo com a parte afetada do sistema respiratório: no caso do nariz, pode haver resfriado comum ou gripe; já os seios da face podem ser afetados pela sinusite; a garganta pode desenvolver faringite ou amigdalite; e o pulmão acaba sofrendo com bronquite, pneumonia ou tuberculose.

Sintomas

mulher tosse sintoma 0117 400x800

© file404/Shutterstock mulher tosse sintoma 0117 400x800

A localização da infecção também interfere na manifestação da doença. As infecções do trato respiratório podem causar uma série de sintomas como:

Coriza

Dor de garganta

Tosse

Dor de cabeça

Espirros

Febre

Mal-estar

Dificuldade de respirar

Fadiga

Dor no peito ao respirar ou tossir

Idosos e crianças merecem mais cuidados

As infecções respiratórias devem ser corretamente tratadas para evitar complicações, como infecções de repetição, asma e otite.

Embora o tratamento deva ser aplicado a todos, crianças e idosos merecem cuidados especiais, especialmente contra pneumonia, já que esses grupos etários costumam ter o sistema imunológico mais fraco.

Outro agravante é que a terceira idade costuma ter doenças coexistentes que favorecem o surgimento e agravamento de infecções, o que pode levar a quadros críticos e até mesmo morte. O diagnóstico e tratamento rápidos são importantes para aumentar as chances de cura.