JURA EM PROSA E VERSO

TEXTOS MORAIS

Na sociedade atual valores éticos e morais é um tema que está um pouco distante. Porém, neste artigo  semana iremos falar sobre o assunto a fim de nos possibilitar uma reflexão digna do real significado na atualidade.

Principios da Sabedoria - tábua dos 10 mandamentos

Tábua, regra

Os estudiosos sobre o tema  conceituam  como valores morais e princípios o que norteia o comportamento humano na sociedade. Servem para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Os valores são o que orientam a nossa conduta. Com base neles decidimos como agir diante das diferentes situações que a vida nos impõe.

Grande parte da sociedade jamais se preocupou em conceituar e definir valores. Eles foram sendo passados de geração a geração pelas famílias.  Deixando a cargo dos estudiosos das ciências educacionais e filosóficas a preocupação de um entendimento mais científico,  melhor elaborado no que se refere à definição dos conceitos de valor, ética e moral.

Ao longo do século XX iniciamos a busca plena da felicidade e associamos a ela o prazer e a liberdade. O que esquecemos foi de nos alertarmos para alguns pontos como: a responsabilidade, o desprendimento em alguns setores para assumirmos nossa liberdade e o prazer individual. Pesquisas revelam que as maiorias dos adolescentes hoje não aceitam seus corpos. Assim como sua situação financeira e não também não possuem saúde emocional. São frágeis emocionalmente.

É necessário que tenhamos a preocupação de transmitir valores tanto na educação formal, quanto de maneira informal às crianças e aos adolescentes.  Para que eles cresçam e se desenvolvam seguros emocional e socialmente. E que tomem decisões, busquem sua felicidade e a felicidade coletiva e que tenham saúde mental.  Que exerçam mais a frente, o papel de educadores das futuras gerações. Transmitindo os valores que lhes forem ensinados de maneira que respeitem a subjetividade do indivíduo. E que mantenham o ritmo de crescimento saudável à sociedade e verdadeiramente sejam pessoas livres e felizes.

Valores Éticos e Morais

É responsabilidade da escola, da família e da sociedade como um todo. Cabe a cada um exercer o seu papel com responsabilidade, conscientes de sua importância. A educação de valores é uma necessidade da atual sociedade. Que ao longo dos anos vem perdendo seus referenciais de valor, seus costumes e conceitos morais.

 

Perdeu-se o respeito pelo bem estar bem estar do outro. Hoje o que mais preocupa o homem é ele mesmo alcançar seus objetivos. Alcançar prazer em suas realizações sem se importar muito com a contribuição que suas ações possam ter para àqueles que convivem com ele e para a sociedade como um todo.

Preocupa-se apenas com o que lhe traz retorno imediato. Com o que atende as suas carências mais indispensáveis. O que mais importa é o que tem e não o que é. 

Para os professores, a família, e para a sociedade em geral a educação dos valores para a formação moral do homem como ser capaz de desempenhar suas funções sociais e demonstrar cooperação e interesse pela melhoria da sociedade. É uma tarefa que não pode ser feita de qualquer jeito. Deve ser encarada com responsabilidade e muita atenção, para ouvir os alunos a respeito do que pensam.  Observar o comportamento das crianças diante de situações que confrontem seus valores.

A aceitação e o reconhecimento por parte dos educandos da importância de aprender os valores e de desenvolver a capacidade cognitiva e consciente de exercê-los e administrá-los, deve ser o maior objetivo daqueles que se propõem a ensinar e trabalhar para formação moral do homem que tem início ainda na infância.

representação dos principios éticos

Principios sucesso

Importância dos Valores

Segundo estudiosos,  a crise social em que a sociedade se encontra está diretamente ligada aos valores que estão sendo perdidos e esquecidos por aqueles a quem cabe a responsabilidade de transmiti-los. E o desconhecimento daqueles que deveriam estar aprendendo seja por ensino direto ou por observação do comportamento do outro. Platão já dizia: – leva-se 50 anos para se formar um homem.

Diversos são os valores, entre eles os econômicos, vitais, lógicos, éticos, estéticos, religiosos, abraçando todos os níveis da vivência humana. O que nos leva a concluir que é impossível viver sem eles. (ARANHA, 1998, p.118).

Os valores estão na base de todas as nossas ações. Isso já é um fato mais do que comprovado e afirmado pelos pesquisadores e pensadores do assunto. Valores são também coisas como a Justiça, o Amor, o Prazer, a Solidariedade.

O Que é ética

O que caracteriza a ética é a sua dimensão pessoal, isto é, o esforço do homem para fundamentar e legitimar a sua conduta. 
A ética parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade. Vem do ethos, termo grego que significa o conjunto de condutas morais pelas quais, o grupo humano. Mesmo antes de qualquer prescrição codificada. Busca padrões de viver e conviver que lhes garantam sua preservação e desenvolvimento de maneira a atingir o nível possível de felicidade, numa vivência sensata. Ética é a reflexão racional sobre o ethos, e se distingui da moral, que é uma ciência normativa.

Moral

Moral: Termo de origem latina que significa costume, hábitos, maneiras habituais de proceder. Entende-se em geral como o conjunto de princípios, das normas, dos juízos ou dos valores de caráter ético-normativo vigentes numa dada sociedade e aceitos pelos seus membros. Antes mesmo de qualquer reflexão sobre o seu significado, a sua importância e a sua necessidade.

 

A moral tem assim um caráter social, visto que decorre da sociedade e responde às suas necessidades. A moral é por isso marcada por normas, obrigações e interdições. A moral é o conjunto de normas e regras que o individuo aprende como sendo algo que ele deva exercer de forma estática. São regras já previamente estabelecidas e tidas como certas. Padrão de comportamento a serem seguidos, em caráter incondicional para o bem estar, quer para um grupo ou para o bem estar de uma única pessoa.

 

Se, se pretende ter uma sociedade melhor e mais justa, faz-se necessário que todos se comprometam, conta-se com a participação da família, uma vez que ela é o primeiro ambiente social com que a criança tem contato, conta-se com os professores desejando que eles sejam cada vez mais conscientes do seu papel como educadores e formadores de opinião, sempre buscando formas diferenciadas e sedutoras para despertar nos alunos o prazer de estarem aprendendo estes valores e para a necessidade de mudança dos belos discursos que nada fazem para mudar a sociedade que ai está e se comprometam a participar das mudanças de que hoje carece a sociedade.

Valores desde a infância

Fazem-se necessário entender que os valores devem ser ensinados às crianças, aos jovens e aos adolescentes com atitudes que sirvam de modelo para que eles aprendam. Como já foi dito, não há muito proveito quando se ensina um valor que não se prática, que não se utiliza no cotidiano.

Os alunos necessitam aprender com coisas simples, mas que tenham um significado real para eles.  É isso que falta na sociedade hoje, um modelo a ser seguido. O referencial dos jovens e das crianças se perdeu em meio ao ativismo, a agitação e a concorrência desleal entre as pessoas.

Tem-se que mostrar as crianças que respeitamos as leis de trânsito quando saímos de carro com elas e pararmos gentil e pacientemente na faixa de pedestre. Quando no ônibus ceder o lugar para o mais velho, quando no exercício da profissão ter-se compromisso e dedicação. Quando dentro de casa respeitar o cônjuge, a empregada doméstica, o carteiro. Quando na fila do banco não tentar tirar vantagem e respeitar o lugar do outro sem passar a frente. Estas e várias outras atitudes são simples, mas exemplificam claramente valores como, respeito, cooperação, atenção, amor e muitos outros valores que nós utilizamos no decorrer da vida diária.  Sob o olhar atento daqueles que estão em fase de aprendizagem precisando de exemplos para seguir.  E assim de forma autônoma formar seus próprios juízos de valor solidamente.

Por isso, a educação de valores éticos e morais é tão importante e fundamental para a transformação da sociedade e para a formação moral do homem”.