JURA EM PROSA E VERSO

CULINÁRIA ESPECIAL - COZINHA DO JURA - RECEITAS

Bolo integral com aveia e cacau

 

Sara Silva
 
Receita de Bolo integral com aveia e cacau

Ingredientes:

Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer esta receita de bolo fit de chocolate comece por separar as claras das gemas e bater as claras em neve com uma pitada de sal. O ponto certo é quando estiverem bem consistentes, formando picos.

Numa tigela à parte coloque a manteiga amolecida e o açúcar. Bata muito bem com a ajuda da batedeira até virar um creme suave. Acrescente as gemas e volte a bater para misturar completamente.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro a ovo.

3

O passo seguinte desta receita de bolo de aveia e cacau é misturar a farinha de trigo, a aveia e o cacau. Adicione à mistura anterior usando uma peneira, para evitar que se formem grumos na massa, e misture com um fouet ou espátula.

4

Adicione as farinhas alternando com o leite, que deverá estar em temperatura ambiente ou ligeiramente morno. Quando terminar adicione as claras em neve e incorpore delicadamente na massa, para que não se perca o ar. O resultado será uma massa pesada mas areada.

5

Finalmente adicione à massa de bolo o fermento e, se quiser, as lascas de coco (que pode substituir por coco ralado). Coloque a mistura em uma forma de bolo untada e enfarinhada ou forma de bolo de silicone e leve ao forno a 180ºC por 35 minutos.

Depois de assar espere que o bolo integral com aveia e cacau esfrie um pouco antes de desenformar. Decore com fios de mel, flocos de aveia e raspas de chocolate e confira como é delicioso!

 Bom apetite!